Culinária Cearense - se você não vai até o Nordeste, "ele vem até você"!

Se você pensa em viajar para o Ceará e ainda não conhece os principais pratos da culinária típica do Estado, então este texto é para você!
Além das belas praias e lugares encantadores como Jericoacoara e sua capital, Fortaleza, o Ceará tem uma vasta gastronomia típica, com pratos deliciosos.
Hoje iremos destacar 4 opções para que você possa conhecer, ou, se já conhece relembrar, e melhor ainda, que tal preparar uma receita em sua casa?
Sabemos que o momento que todos estamos passando é delicado, e como não podemos te convidar para um café desfrutando das delícias do nosso Nordeste, te convidamos a trazer o sabor nordestino até a sua casa, preparando uma deliciosa receita, e deixamos a viagem para amanhã, porque "dias melhores virão"
Peixada

Um dos pratos tradicionais presente em praticamente todos os restaurantes, do mais barato ao mais caro, é a peixada. Os cearenses sabem desfrutar do grande litoral, por isto, peixes e frutos do mar estão muito presentes nos seus pratos típicos.
A peixada é um cozido de peixe servido com pirão, feito com peixe cortado em postas, legumes, azeite de dendê, alho, pimentão, chuchu, tempero verde, manteiga, entre outros.
Cuscuz

Embora seja um prato típico africano, trazido para o Brasil durante a colonização dos portugueses, o cuscuz tornou-se parte da culinária nordestina. É de fácil preparo, feito tradicionalmente com farinha de milho, no vapor, com sal (ou doce) e consumido em qualquer refeição, pode ser consumido com leite de coco, ovo, queijo coalho, manteiga da terra, carne moída, dentre várias outras opções.
Embora a culinária cearense tenha muitas variedades deliciosas (para agradar todos os paladares), e não possamos trazer todas para este texto, vale destacar que alguns dos pratos cearenses, exigem um estômago "forte" para o preparo e degustação, pois utilizam sangue e vísceras do animal, como a típica Galinha à cabidela, por exemplo:
Galinha à cabidela

Prato vindo de Portugal, e se enraizou na culinária cearense, conhecido também como "frango ao molho pardo". Para o preparo deste prato, a galinha é cozida e depois regada com um molho feito com seu próprio sangue, sendo adicionado vinagre, limão, dentre outros temperos.
Agora vamos "por a mão na massa" e saborear o delicioso "feijão com arroz" cearense:
Baião de dois:

Baião de dois
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz;
2 xícaras (chá) de feijão de corda ou mulatinho;
1/2 xícara (chá) de manteiga;
200 g de queijo de coalho ou meia cura;
1 unidade de pimenta de cheiro amarela (só se encontrar);
1 unidade de pimentão verde picadinho;
1 colher (sopa) de salsinha picada;
coentro picadinho a gosto;
1 unidade de cebola grande picada;
4 dentes de alho picados;
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão somente na água e sal.
Cozinhe o arroz normalmente, de forma que fique branco e soltinho;
Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga, em seguida, frite o pimentão, a cebola e por último o alho.
O coloque cheiro verde e em seguida o feijão sem o caldo;
Deixe refogar um pouco e acrescente o arroz;
Misture bem e adicione 2 conchas do caldo do feijão;
Rale aproximadamente meia xícara de queijo, e o restante, corte em lascas e acrescente à mistura na frigideira.
Vá misturando tudo delicadamente de modo que os ingredientes se incorporem e fique bem úmido;
Sirva em uma travessa, de barro, de preferência.
Salpique com cheiro verde e o queijo que você ralou;
Pronto! Basta degustar...